quinta-feira, fevereiro 15, 2007

O circo da SPTrans e os palhaços. Nós.

Eu fiz um texto para o blog da redação da revista onde agora vou estagiar, uma revista com um público diferenciado da editora da arvorezinha.

Como não estou com saco de editar para nós, jocosos, então segue o mesmo na íntegra. Desistam de fazer chacotas com a minha mais nova profissão. Não é go go boy, viu Daniel?
O texto é de utilidade pública, e pretendo enviar pro CAVH também, quando eles pararem de jogar Guliver (sim, tinha uma mesa dessas na sala deles).
Opinem, sacaneiem, xinguem, apropiem e chorem. Mas falem.

Ano novo, vida nova e (más) novidades. 2007 chegou e com ele, a inevitável integração entre a SPTrans, Metrô e CPTM no Bilhete Único.
Até aí, tudo bem, já que juntar tudo em um bilhete só é prático (mas ainda prefiro os bilhetes de metrô de papel, muito mais rápidos). Contudo, a prefeitura e o governo do estado aproveitaram a oportunidade para ter mais controle no mecanismo mais útil para nós, pobres transeuntes e usuários do transporte coletivo paulista. O bilhete escolar, aquele que dá 50% de desconto nas passagens também foi unificado, e com ele, o sistema de pedidos. Ok, e qual o problema?

Para explicar, vamos usar um exemplo: Você mora em um bairro onde não há metrô, e sua escola ou faculdade são muito longe, do outro lado da cidade. Um jeito rápido para você ir é pegar um ônibus até o metrô, atravessar a capital debaixo da terra e depois ir do metrô até a escola ou faculdade a pé, pois são pertos da estação. Ótimo, mas o sistema unificado da SPTrans mostrou que tem um ônibus que passa em frente à sua casa, atravessa a cidade em um longo percurso temperado com congestionamentos e pára na porta da sua escola. Para eles, porque gastar R$ 2,30 (duas passagens escolares) para ir em um lugar se você pode gastar só R$ 1,15? Então, pela metade do preço e pelo triplo do tempo, você vai estudar e depois voltar para casa, fazendo o mesmo percurso.

Não preciso nem dizer que esse mecanismo está prejudicando milhares de estudantes que usam o transporte coletivo todos os dias. Sem divulgação, essa nova metodologia da SPTrans está deixando muita gente vermelha de raiva. A alegação deles é simplificar. Todavia, estão sacaneando, já que muitos estudantes, que já penavam para pagar a tarifa de R$ 4,60 (quatro passagens escolares) todos os dias, imaginem agora, que irão gastar R$ 6,90(duas passagens escolares e duas inteiras). Um acréscimo de 150% nos gastos.

Agora que a situação está apresentada, vamos às considerações:
- esse sistema sobrecarrega o já saturado transporte coletivo de ônibus
- como pouca gente irá aceitar a situação, os estudantes terão que arcar com o transporte “adicional” que irão utilizar
- quem teve a brilhante idéia de fazer isso não estudou logística, que explica quais são as funções do metrô e ônibus: o metrô não leva a um lugar onde o ônibus não vai. A diferença é que ele é muito mais rápido. O ideal são os ônibus atenderem às regiões onde não há metrô, além das zonas vicinais à estação (como é o caso do nosso exemplo).

Justificativa dos gênios: diminuir as fraudes do bilhete escolar. Tinha gente que solicitava sem precisar, dava as passagens para toda a família, além de usar os bilhetes para tudo, menos para ir à escola. Só que para controlar isso, eles possuem outros meios, como solicitar à cada aluno o caminho que ele faz para ir à escola, quais os meios de transporte utilizados e sua devida justificativa. Além disso, podem bloquear o uso do bilhete aos domingos e sábados, para quem não tem aula nesses dias.

Mas tirar a cota de metrô é muito mais fácil, claro. Contudo, quando você carregar seu bilhete único com 50 passagens, elas poderão ser utilizadas tanto no metrô quanto no ônibus, mas irão se esgotar no meio do mês.

Então, vamos deixar isso barato? Ver nossos pais (ou nós mesmos) gastarem mais dinheiro para bancar a nossa educação, que já é onerosa?
Espalhe isso pros seus amigos, amigas, pais, conte o quanto está indignada (o). Mande e-mail’s para jornais, revistas e emissoras. E comente: você acha justo isso? Qual a sua opinião?

12 comentários:

Lucas "Palmeirense" Mello disse...

Bem vindo ao Capitalismo Selvagem.
às PPP´s...
ao Transporte Público privatizado.
num era VC q defendia isso?!?!?!!
Função de ônibus é levar a todos os lugares, independente se tem ou não Metrô..
até pq nossa malha metroviária é uma merda!!!! É pequena..não liga nada a nada...Eu preciso sempre de ônibus e Metrô ou Trem...o Bilhete Único foi perfeito.. a implantação foi mto boa para mim! concordo q esses aumentos são abusivos e ridículos.. mas véio... é o seu Amigo Capitalismo..
nãompodemos criticar o bilhete Único..mas sim a forma q ele é utilizado!
Tem q expandir o metrô ( mas tá defiícil..qm ve essa porra d elinha amarela, e qm viu a demora da linha lilás sabe).. e tem q AUMENTAr..e não diminuir a frota d e ônibus.. aumenta ro n´~umero de corredores..etc...
e Tenho dito!

Anônimo disse...

Culpar as PPPs é simplificar demais.

Se fosse um governo "esquerdista" (polarizar é meio cretino, deixemos isso pra Colômbia, Venezuela e coisas do tipo), aconteceria a mesma coisa mas as críticas viriam do lado contrário.

A malha é pequena mas não dá pra falar que não liga nada a nada. (Talvez, a linha lilás mereça esse rótulo O_O). A PPP é que viabilizou sua ampliação - apesar dos pesares. E a integração do Bilhete Único com o Metrô foi feita por um governo, cof cof, tucano.

No mais, QUÊ BELÊÊÊZA que vai ser essa merda!

Rodrigo disse...

O metrô é pequeno porque é caro pra cacete e o estado tem que bancar toda São Paulo, não só a capital.

A frota de ônibus pode ser pequena...mas as linhas...

Bem, São Paulo é só a cidade que tem mais linhas de ônibus no mundo

Ah, a SPTrans, CPTM e Metrô são estatais. (a SPTrans seria "municipais" (sic))
E como eu disse, eles fizeram isso pra evitar abusos, mas só fuderam...

Simplificando o que o Daniel disse: o que raios tem a ver a PPP com isso?? Quem decidiu fazer isso foi o Metrô, não o consórcio que vai operar a linha 4!

Lucas "Palmeirense" Mello disse...

é.. as PPP´s talvez não tenham nada have.r.
Mas pq vc só reclama qdo mexe com o SEU BOLSO!
É essa merda SEMPRE!
Sempre foi.. mas só agora vc tá sentindo..
Qto o bilhete único ter sido feito por um governo tucano..clama lá..
Era um Governo Tucano sim no eStado, mas até onde eu sei a frota de ônibus é municipal..e o prefeita (no caso prefeita) durante a implantação era PTísta...

Q mais.. ah mano..tem tanta coisa cara.... Metrô pelo menos trás retorno..diminuí trânisto.pensa na grana q o governo podia poupar.. diminuir, aí sim, a frota de ônibus e tals.
Pq não colocar a prefeitura tb no esquema do metrô???
Essa merda de disputa partidária é uma MERDA realmente... mas é a política....
Viva a política... fodemo-nos nós!

Rodrigo disse...

Não entendi o que você quis dizer Lucas.

Tomiate disse...

Sinceramente, eu nem lembro quem foi que fez o bilhete único. Foi uma puta iniciativa, independentemente do partido.

Mas quem integrou o BU (heh, lembrei daquele emeio do Cadastro Único, o "CU") ao metrô foi o governo do estado, visto que o metrô é estadual. Façam as contas... Não importa quem era o governo municipal, porque não teve absolutamente nada a ver com a história. O BU já era dos ônibus, o "plus a mais" foi o metrô entrar na brincadeira.

Ter um monte de linha de busão não é algo muito proveitoso, visto que eu posso escolher entre três "Metrô Santa Cruz", dois "Metrô Vila Mariana" e mesmo assim demoro quarenta minutos (no mínimo) pra chegar nos nossos farnéis naquele lugar longínquo. Quantidade não é qualidade.

(Alguém me socorre? Tô no meio do fogo cruzado entre o Patrão reaça capetalista e o Luquinhas... bem, "fefelechiano".)

Rodrigo disse...

Não vem não.

E vocês fugiram do assunto. A pauta é a SPTrans (ou seja lá quem for) cortar a cota do metrô do pessoal. Focus, please

Anônimo disse...

Sei lá! Não tenho bilhete de estudante! Fodam-se vocês! hahaha!

Brincadeira, brincadeira! É incrível como tudo é culpa do governo de direita e da privatização e do caralho a 4 pro Lucas! Pára com essa mania idiota!

Agora, sacanagem é mesmo... a justificativa é pior ainda... maaaaaas! você vai fazer o que, patrão? sair na rua carregando bandeiras? reclamar é fácil... quero ver é alguém tentar fazer alguma coisa pra mudar a situação...

beijo!

p.s: por que a gente não discute o Big Brother? é tão mais legal! hahaha!

Lucas "Palmeirense" Mello disse...

ah Talita....fala com a minha mão vai....
num coloca palavras na minha boca...
Simplesmente sou contra privatizações ..mas isso não é a culpa de tudo....
tô inclusive defendendo o governo de direita, defendendo + frotas de`ônibus..então leia dieito, ou se não nem comenta....

Anônimo disse...

Nada contra privatizações: eu só quero o serviço bem prestado e com preço justo, independentemente de quem posa fazer isso por mim.

Ainda assim, vamos lembrar que a PPP em questão (ainda que não tenha lhufas a ver com o texto do Patrão) é uma concessão, que terá um lucro fixo na prestação do serviço: se arrecadar menos do que o previsto, o governo paga a diferença. Se arrecadar mais, paga o superávit ao governo. Se é bonito assim, deixo pra cada um julgar, mas duvido que consigam achar outra saída pra arranjar grana pra expandir o metrô.

Sair na rua e levantar bandeira? Não duvido que isso vá acontecer, ainda mais porque as tarifas aumentaram há pouco. Eu topo entrar na manifestação porque é uma puta sacanagem (e eu sempre quis bater de frente com as tropas de choque, deve ser mó legal), apesar de não me afetar - pego só metrô pra ir pra faculdade que te faz saber por que não fica em casa.

Unknown disse...

Cansei, sabe...?

Posso parar pra tomar uma água?

(Não li nada, preguicinha)

Anônimo disse...

Que bosta de discussão.