sexta-feira, março 23, 2007

Editorial: O que todo mundo já sabe, mas não custa relembrar

Então pessoas...como vocês, o JoD, os professores e a Cásper inteira já sabem, eu estou naquela revista do núcleo jovem da editora da arvorezinha.
Mas porque toda essa frescura em (não) citar nomes? Bem, porque vou contar uma história banal sobre a próxima edição da revista.

A revista tem uma seção chamada "Alguém me explica", onde perguntas "A la" Mundo Estranho são respondidas. Na próxima edição, uma das perguntas respondidas foi: "Qual é a origem do 1º de Abril?" que, inclusive, foi sugestão da Fê (minha namorada, não a fefasilva).

Pois bem. Apurei, parindo um texto de uns 1500 toques. Durante o texto, dei a quebra obrigatória no assunto, já de praxe na sessão. Na quebra que dei, citei as brincadeiras que a imprensa fazia no 1º de Abril. E, claro, minha irresponsabilidade casperiana me fez lembrar do caso do Boimate, quando a revista New Scientist publicou uma falsa matéria em 83 sobre uma "coisa" feita com a fusão de células de um tomate com as de um boi.

"E daí?", diria o incauto que não prestou atenção ao C.C. ano passado. E daí que, algumas semanas depois, aquela revista semanal, a "Olhe", republicou a notícia (apuração terciária é o que há), crendo que estava dando o maior furo do ano.
Logo depois, quando percebeu que publicou a maior "barriga" - notícia falsa - do país. Ela não se tocou do erro, que foi corrigido pelo OESP, que não perdoou e ficou sacaneando ela por um bom tempo.

Tá. Então eu coloquei essa história, resumida, na minha matéria. E eis que hoje, na minha mesa, vejo o print (matéria impressa no formato que irá sair) da sessão, com um enorme X negro em cima do trecho do boimate, com um comentário da editora-chefe ao lado: "Outro exemplo".

Sabia que isso iria acontecer, sabia que isso podia (e pode) queimar meu filme aqui e sei que esse post pode terminar de cagar tudo.
Mas e daí? Que graça tem a vida sem um pouco de adrenalina? Ah, e tem aquela maldita ética também...

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah, xuxu... esquenta não... não acho q isso vá queimar o seu filme, porém é uma coisa q vc sabe q não vai poder usar de novo... um exemplo divertoso é aquele do Orson Welles falando q a Terra havia sido invadida por extra-terrestres... o Woody Allen mostra isso no filme "A Era do Rádio"... espero q tudo se resolva, e sim, jornalismo é triste...

Tomiate disse...

Só se fode.

Anônimo disse...

Belo post!!! boa história!!!

é foda ver essas coisas, mas sei lá... acho q já absorvi essas idéias e entedi q tem q ser assim mesmo, é natural...

Mas quando voce falou de um boi misturado com tomate pensei q ia ridicularizar o Daniel...

Anônimo disse...

Se você trabalha em algum lugar, tem que dar prioridade aos interesses deste lugar e não ficar se achando em cima de uma editora.

Uma vez cretino, sempre cretino.